Skip to Main
Logo

Tendências de marketing em 2023: informação é poder

2023-01-17

Hoje em dia, as tendências podem mudar ‘num piscar de olhos’. As empresas competem em contextos que estão permanentemente em rápida mudança e é, por isso, importante que possam antecipar o que aí vem e, quando tal não é possível, ter a agilidade e flexibilidade suficientes para terem capacidade de resposta.

Estratégias de marketing bem fundamentadas e informadas são hoje um dos segredos para que as empresas consigam manter-se relevantes perante o seu público-alvo e assim ter maiores garantias de sucesso. Para tal, as empresas devem compreender em profundidade o seu público-alvo, tirando partido das ferramentas hoje disponíveis, que permitem, como nunca antes, ter os dados necessários para definir estratégias e orientar decisões.

Independentemente das especificidades de cada mercado e de cada empresa, há grandes tendências de marketingque prometem marcar o ano que agora arranca.


Aposta omnicanal

Numa altura em que os consumidores optam por consultar várias plataformas antes de tomar uma decisão de compra, é fundamental pensar-se numa estratégia omnicanal quando falamos de marketing. Ter uma linha de posicionamento e promoção da marca desenhada, de raiz, para os diferentes canais e plataformas – online e offline – é completamente distinto de apostar num só e depois adaptar aos demais.

A escolha da primeira hipótese trará coerência à estratégia de marketing e irá proporcionar uma experiência integrada ao cliente em todos os pontos de contato com a marca. Para tal, é também importante que as diferentes equipas de marketing e vendas estejam alinhadas para que este fio condutor seja, de facto, comum às várias plataformas.

Uma estratégia omnicanal contribuirá fortemente para a construção de uma relação forte com os clientes, geradora de mais receitas e consumidores mais leais.


Recorrer mais e mais à Inteligência Artificial

Ainda são muitos os profissionais de marketing que não tiram o devido partido das vantagens da Inteligência Artificial mas isso está a mudar, sendo por isso de esperar que, em 2023, assim como nos anos que se seguirão, se assista a um incremento do seu uso. Métodos de Inteligência Artificial como os ‘data models’, os algoritmos ou o ‘machine learning’ ajudam, e muito, a perceber melhor os públicos-alvo, compreender o comportamento dos consumidoresantecipar alterações nas tendências de consumo

Os dados obtidos podem ajudar os profissionais de marketing a otimizar gastos (graças, por exemplo, a uma segmentação de campanhas mais eficaz), permitindo produzir conteúdos muito mais direcionados e proporcionar experiências de consumo mais personalizadas.


De olhos postos na Geração Z

Depois dos chamados ‘millennials’ – nascidos algures entre 1980 e 1994 -, a geração Z, que se lhes seguiu, está a ganhar um peso naturalmente maior no mercado e tem vindo a introduzir claras mudanças de paradigma graças aos seus distintos padrões de consumo face a gerações anteriores. Tal deve-se sobretudo ao facto de estes novos consumidores terem surgido já num mundo dominado pelas redes sociais, pelo digital e pelas novas tecnologias. Os seus processos de tomada de decisão e aquilo que valorizam nas marcas está a determinar, cada vez mais, as tendências do marketing.

E o que querem estes consumidores das marcas? Querem rapidez, agilidade, transparência, criatividade, confiança e um posicionamento claro em questões relacionadas com a sustentabilidade e a responsabilidade social.


Marketing
 que defende causas

Os consumidores privilegiam cada vez mais as marcas que valorizam a responsabilidade social e a sustentabilidade. Muitos consumidores estão mesmo dispostos a pagar mais por produtos de marcas que demonstrem tais compromissos com as comunidades e o mundo que as rodeia.

Os clientes querem – e sabem que podem – fazer a diferença nos seus comportamentos de consumo. Assim, campanhas que alertem para questões de justiça social, igualdade de género, sustentabilidade ou inclusão, empresas que direcionem partes dos lucros para a ação social ou que se envolvam em campanhas de apoio a causas são mais notadas e valorizadas pelos consumidores.

Depois, diversos estudos já realizados mostram que são muitos os que não se sentem representados nas campanhas de publicidade e marketing, quer seja nas causas que valorizam ou por não se sentirem visados enquanto consumidores. O potencial para atrair uma maior fatia do mercado e conseguir valorizar a marca é, por isso, muito grande.


Redes sociais

Em 2023, o movimento feito pelas empresas no sentido de apostar na promoção dos seus produtos, serviços e imagem via redes sociais continuará, com destaque para tudo o que sejam conteúdos em vídeo, seja via instagram, youtube ou outras plataformas.

Os consumidores são hoje muito recetivos a marcas que contem histórias, que promovam um maior envolvimento com o cliente e que adotem valores com os quais as pessoas se possam identificar. Por outro lado, o marketing das marcas junto dos mercados-alvo quer-se cada vez mais interativo, em lugar de composto por ações em que o consumidor é um agente passivo e um mero recetor de informação. São um importante veículo de aproximação entre as marcas.

Para as empresas, as redes sociais são também um bom instrumento para ‘medir o pulso’ ao mercado.


A aposta nos vídeos de curta duração

O vídeo cresceu nas estratégias de marketing no ano que agora terminou e 2023 não deverá ser diferente. Por um lado, este formato de conteúdo potencia uma ligação mais profunda e eficaz entre as marcas e os potenciais clientes. Por outro, é muito fácil e económico para as marcas fazê-los circular e, preferencialmente, tornar-se viral na Internet. E a verdade é que hoje a produção destes vídeos é, graças às novas tecnologias, muito mais simples e barata.

A forma como tal é depois concretizada pode ocorrer pela via da criação de conteúdo próprio pela marca ou através de conteúdo gerado pelo utilizador/consumidor, o chamado ‘User-Generated Content’). Outra via são, claro está, as parcerias com ‘influencers’.


Podcasts, newsletters, blogues

Para além das redes sociais clássicas, outros veículos de distribuição de conteúdos estão a ganhar peso entre as novas gerações. Canais como os podcasts, as newsletters ou os blogues têm como vantagem o facto de chegarem a públicos à partida já mais predispostos a consumir aqueles conteúdos. Podem ser utilizadas mesmo por empresas com orçamentos mais baixos e permitem fazer campanhas cirúrgicas, muito mais direcionadas já ao público-alvo a que se pretende chegar.

Dentro dos vários canais possíveis, os especialistas antecipam que, em 2023, os podcasts continuem a crescer enquanto ferramentas de marketing. Também os blogues permanecerão nas estratégias promocionais das marcas. Apesar de serem um recurso mais antigo do que ‘colegas’ como as newsletters e os podcasts, continuam a funcionar.  Estima-se, aliás, que pelo menos um terço dos marketeers os utilizam. E as estatísticas mostram que as empresas que têm blogues associados ao site da marca conseguem, por essa via, reais incrementos nas vendas.


‘User-generated content’

Não se trata propriamente da invenção da roda. Sempre se soube que não há melhor estratégia para promover uma marca ou um negócio do que o chamado ‘de boca em boca’. É mais provável que as pessoas experimentem um produto ou serviço se alguém que conhecem e em quem confiam o recomendar.

As novas tecnologias e, em particular, as redes sociais estão a permitir potenciar esta ‘velha’ estratégia numa escala nunca antes imaginável. Desde os posts de influenciadores, passando pelos vídeos de ‘unboxing’, pelos ‘hashtags’ de marcas ou pelas viralizações via TikTok, as marcas têm no conteúdo gerado por utilizadores um imenso potencial de negócio. Potencial esse que, por ser mais económico em termos de investimento de marketing, é mais acessível mesmo para os pequenos negócios. Os consumidores tendem progressivamente a confiar muito mais no conteúdo gerado por outros consumidores sobre marcas ou produtos específicos do que em conteúdo criado por essas mesmas marcas.


O regresso dos eventos presenciais

Com a pandemia a deixar de ser um impedimento, a realização dos eventos presenciais tem vindo a ser retomada e tal tendência irá acentuar-se em 2023. Volta, por isso, a poder ser uma ‘carta na manga’ para as campanhas de marketing e posicionamento das marcas.

São outra via primordial de aproximação entre as empresas e os seus clientes, quer tal se materialize através da criação de eventos próprios, do patrocínio de eventos de outras entidades ou, por exemplo, através do lançamento de uma loja ‘pop-up’.

As chamadas ‘experiências imersivas’ físicas, por exemplo, podem ser inovadoras e muito eficazes, tendo potencial para serem altamente partilháveis ​​nas redes sociais.

A verdade é que, por mais digital que o mundo se torne, continuaremos sempre a ser ‘animais sociais’ e não há rede social que substitua o contacto presencial. A pandemia lembrou-nos isso mesmo.

Cada empresa compete hoje num mundo em constante mudança. Manter o nível de competitividade passa, nomeadamente, por procurar estar sempre um passo à frente nas estratégias desenvolvidas, sob pena de, se tal não for feito, se ter de ‘correr atrás do prejuízo’. 

Acresce que estamos a começar um novo ano com o desafio acrescido da instabilidade económica e geopolítica, o que exige das marcas uma ainda maior capacidade de serem flexíveis, inovadoras e focadas.

Quer o contexto envolvente seja de forte expansão ou de contração, há sempre espaço para crescer. Basta estarmos bem preparados.

____

por Maria Ana Barroso

Recent news

História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
2021-01-05
A Mecwide foi fundada em 2009, em Barcelos, e tem como principais áreas de atividade o...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como implementar o downsizing na sua empresa?
2021-01-08
A redução do tamanho ou downsizing, embora possa parecer paradoxal, pode ser um passo necessário...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Tendências de marketing em 2021: o digital veio para ficar
2021-01-12
Não é fácil saber, exatamente, o que vai ser este ano de 2021. Vivemos tempos atípicos e sem...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
A digitalização anticrise, uma alavanca para as pequenas empresas!
2021-01-15
A crise está a levar as microempresas e as PME a questionar as suas práticas e, por vezes, o seu...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
A logística no novo mundo à distância: como vai ser 2021
2021-01-19
A pandemia veio colocar uma pressão acrescida sobre a logística, face à necessidade de responder...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
OE 2021: uma mudança de paradigma que afinal não o é
2021-01-21
Um orçamento é um instrumento de gestão e, como tal, deve refletir, em termos numéricos, os...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
A integração das redes sociais no ERP, um passo decisivo num ambiente colaborativo
2021-01-26
Em vários fóruns empresariais, gestores de grandes e de pequenas empresas, consideram que...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Teletrabalho: que impacto teve nas organizações do setor a retalho?
2021-02-01
Durante a pandemia, o setor a retalho teve que se adaptar em contrarrelógio para atender às...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Será o ERP a chave do sucesso pós-COVID-19?
2021-02-09
A COVID-19 mudou o mundo. A incerteza permanece, com muitos países a regressarem a diferentes...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
De volta ao confinamento: as leis que regem o teletrabalho
2021-02-11
O confinamento está de volta e com ele o regresso em força do teletrabalho. Nunca é demais,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Automatizar o e-commerce para enfrentar 2021
2021-02-16
O e-commerce é mais do que um canal de marketing digital. É uma filosofia de trabalho que deve...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Desmaterialização e obrigações fiscais: o fim à vista do papel?
2021-02-22
O difícil momento que atravessamos, para a vida económica e financeira das empresas, deve ser...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Covid-19: com que medidas de apoio contam as empresas em 2021
2021-03-02
O Governo avançou no ano passado com um conjunto de medidas destinadas a apoiar as empresas que...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
9 dicas para conseguir os apoios que ajudam o seu negócio a prosperar
2021-03-09
Os gestores de empresas sentem por vezes que têm 20 empregos num só. Não se trata apenas de dar...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
De que forma os contabilistas podem usar os “funis de vendas” para atrair clientes
2021-03-15
Globalmente, o comércio eletrónico vale biliões. A rápida expansão do retalho para o espaço...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como colocar o seu supermercado online?
2021-03-18
Segundo um estudo realizado pela Sage*, 45% das PME do setor do comércio a retalho não tem...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Prestação de contas: o corolário da qualidade do trabalho do contabilista
2021-04-05
Apesar de terem sido prorrogadas as datas-limite (1) para a realização das assembleias gerais...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Implementação inteligente do ERP: 6 estratégias cruciais de gestão de mudanças
2021-04-12
Um novo sistema de ERP oferece-lhe uma oportunidade rara de transformar a sua empresa,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Declaração Modelo 3 de IRS do Ano de 2020 a entregar em 2021 – Alterações / Alertas – Anexos G, H e I
2021-04-13
Ao longo deste artigo, iremos debruçar-nos sobre a análise dos anexos G, H e I. Já fizemos uma...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
IVA: as novas regras para o e-commerce na UE
2021-04-16
A União Europeia (UE) vai ter novas regras quanto ao IVA cobrado no comércio eletrónico...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
3 benefícios de uma plataforma de ERP com base num software na cloud para organizações de nível médio
2021-04-26
Uma breve aula de história: as organizações têm potenciado as soluções de Planeamento de...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Novas regras da faturação eletrónica: o que muda a partir de 1 de janeiro de 2022 (PDF)
2021-04-26
A emissão de faturas eletrónicas vai passar a ter de ser acompanhada por uma assinatura...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O IRS em números, as retenções e os reembolsos
2021-04-29
Decorre o período em que os cidadãos portugueses acertam as contas com o Estado, em sede de IRS,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Criar uma loja de roupa online: sete passos cruciais para lá chegar
2021-05-07
O sucesso da venda de vestuário e acessórios online tem sido tão estrondoso que são já muitos os...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Relatório Único – O impacto da covid-19
2021-05-18
Até 30 de setembro*, as empresas terão de proceder à entrega do Relatório Único, obrigação legal...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Modelo 3 do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares – IRS
2021-05-24
Anexo B – Rendimentos da Categoria B 1 – O que devemos considerar como rendimentos da Categoria...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O Papel do Contabilista Certificado na Gestão de Dados
2021-05-28
Enquanto o mundo acelera na quarta revolução industrial e coloca a sua ênfase na digitalização,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Modelo 22: como poupar na “fatura fiscal” e aspetos particulares relativos à DAC 6
2021-06-02
Foram prorrogadas as datas-limite [1] para a realização das assembleias gerais das sociedades...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Reskilling e upskilling: soluções para não perder o comboio da transformação digital
2021-06-04
A digitalização da economia e da sociedade, que a pandemia só veio acelerar, tem tanto de...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
A transformação digital das PME em Portugal: resistência ou avanço?
2021-06-15
A digitalização foi, para tantos e tantos negócios, um verdadeiro ‘salva-vidas’ contra a atual...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Análise Custo-Benefício: como utilizar esta ferramenta de gestão
2021-07-01
Identificou uma necessidade na sua empresa ou departamento? Ou uma oportunidade no mercado que...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Modelo 3 do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares – IRS – Anexo G – Rendimentos de mais-valias em imóveis
2021-07-05
Consideram-se rendimentos de mais-valias os ganhos que resultem da alienação onerosa de direitos...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Faturação Eletrónica à Administração Pública: prazo para as PME terminou em junho
2021-07-06
Os prazos de implementação da fatura eletrónica em formato estruturado para os fornecedores da...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Três sinais de que o seu sistema ERP não está a resultar
2021-07-12
Se for como muitos outros produtores, ainda estará a recuperar das perturbações provocadas pela...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Modelo 3 do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares – IRS – Anexo H – Benefícios Fiscais – Donativos
2021-07-20
1 – O que são benefícios fiscais? Consideram-se benefícios fiscais as medidas de caráter...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Dropshipping: uma via de entrada no e-commerce
2021-07-22
Tirar partido do ‘boom’ do comércio eletrónico, a que a pandemia veio dar um forte empurrão,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Cliente de sucesso: “Recomendo o Sage X3 – um ERP intuitivo, com fiabilidade nos dados e customizável.​”
2021-07-26
A afirmação que dá título a este artigo pertence ao Diretor de Logística e Operações da Euro...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Sejamos claros: Não há ​”férias fiscais​”
2021-07-29
Era grande a expetativa com a discussão parlamentar [1] acerca do necessário e fundamental...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
7 desafios de crescimento de negócio a antecipar e superar
2021-08-04
Atingir um crescimento constante e sustentável será provavelmente um objetivo fundamental para o...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Os Marketplaces e as marcas
2021-08-11
O mundo do retalho tem vindo a mudar radicalmente. Uma das áreas que mais se alterou foi a dos...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Gestão de e-commerce: o que é e principais desafios
2021-08-12
Quer esteja a pensar lançar uma marca online, contratar para expandir o negócio ou conseguir uma...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Gestão de e-commerce: Funções essenciais e FAQs
2021-08-26
Um dos elementos para gestão de um negócio de e-commerce é a identificar e recrutar os recursos...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Forum Económico Mundial 2021 – Transformação digital: potenciar a grande mudança
2021-08-31
Daqui a alguns anos é possível que já ninguém fale de “transformação digital”, porque o termo...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Cliente de sucesso: “O Sage X3 significou uma melhoria significativa na automatização dos processos de negócio”
2021-09-03
A Novarroz foi fundada em 1979. Contudo, a história desta empresa familiar portuguesa remonta...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Fórum Económico Mundial – As sete dimensões da transformação digital
2021-09-06
A natureza e o ritmo das transformações digitais irão variar entre as empresas e serão...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Trabalhar por conta própria: trabalhador independente ou empresário em nome individual?
2021-09-16
Conquistar liberdade, ser o seu próprio patrão, não ter de prestar contas, escolher o rumo a dar...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
5 elementos fundamentais para gerir PME com sucesso
2021-09-17
As PME são o coração do tecido empresarial em Portugal. A Covid-19 deixou um panorama difícil,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Eficiência: a importância dos softwares de gestão
2021-09-20
Quer seja pela automatização de processos, pelos fluxos de trabalho mais eficientes, por um...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Incentivos ao Sistema de Inovação em Portugal precisam-se!
2021-09-24
O European Innovation Scoreboard (EIS), publicado anualmente, fornece uma avaliação comparativa...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Por que razão a Inteligência Artificial é necessária para as PME
2021-10-04
As PME portuguesas resistem a adotar soluções de inteligência artificial, apesar dos múltiplos...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Gestão visual para trabalhar de forma mais eficiente
2021-10-05
Neste post, explicamos o que é e como é aplicada a gestão visual, uma estratégia que permite...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR): que oportunidades existem para as empresas ainda em 2021?
2021-10-28
O PRR é composto por 20 componentes que representam um financiamento de 16,6 mil milhões de...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Arquivo Digital – Fazer crescer em segurança o seu gabinete de Contabilidade
2021-11-03
Já imaginou quanto tempo perde, dia após dia, para receber, enviar, processar, organizar,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como a digitalização tem sido a rede para os pequenos negócios
2021-11-03
O digital tem revelado ser, desde o arranque da pandemia, um aliado dos empresários, sobretudo...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Setor da Distribuição e Logística: Como pode um ERP ajudar a trazer mais eficiência às operações?
2021-11-04
O setor da distribuição continua a enfrentar desafios pós-pandemia: os sistemas tornam-se cada...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
As 7 leituras obrigatórias sobre Business Intelligence em 2021
2021-11-05
A transformação digital que o ambiente empresarial está a sofrer torna essencial manter-se...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O QR CODE e o impacto nas empresas e no consumidor, nesta era digital
2021-11-06
A mais recente novidade na fiscalidade é a obrigatoriedade de implementação do QR Code e, como...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
E-commerce ético: como iniciei um negócio on-line sustentável
2021-11-12
Stephanie-May Elswood é a fundadora da Sasstainable, uma marca de estilo de vida empenhada em...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Reflexões sobre a Gestão de um Gabinete de Contabilidade
2021-11-15
Os acontecimentos dos últimos anos fizeram com que as empresas de contabilidade acelerassem as...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Identidade Digital Europeia: O que é e como irá afetar as PME a partir de 2022
2021-11-19
A Identidade Digital Europeia irá mudar a forma como interagimos com as empresas, dando às PME...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Reconciliação bancária: como poupar tempo nesta tarefa vital
2021-11-22
Não há como escapar ao facto de que dirigir e gerir um negócio requer a necessidade de fazer...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Já é tempo de voltar a falar de benefícios fiscais. Explicamos porquê!
2021-11-30
á sabe quais os benefícios fiscais que pode obter do investimento que realizou em 2021? E os...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O Trabalho Remoto não é uma Regalia; é expectável
2021-12-09
Como poderá a sua empresa continuar a servir os clientes e manter-se em funcionamento, se 40% da...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O que é a avaliação de desempenho? Métodos que todos os profissionais de recursos humanos devem conhecer
2021-12-10
A avaliação de desempenho. Uma ferramenta indispensável para compreender como os empregados...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
A Cloud: a principal parceira de desenvolvimento dos empresários
2022-01-12
As soluções Cloud podem por vezes ser consideradas exclusivas das grandes empresas, com equipas...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Inteligência artificial em 2022: esperar o inesperado
2022-01-14
O impacto que a inteligência artificial (IA) terá nas nossas vidas é muitas vezes comparado às...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
QR Code: O que é? Quando entra em vigor? Coimas aplicadas por falta de cumprimento.
2022-01-17
O que é o QR Code? As letras “QR” é a abreviatura de “resposta rápida” (Quick Response) e “Code”...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O que muitas empresas ainda não sabem sobre o SIFIDE
2022-01-20
O SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial) é um dos...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como implementar uma política de open innovation?
2022-01-24
A inovação é a principal ferramenta para superar a crise. É o que está em jogo nesta recuperação...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Tesouraria: 8 dicas para evitar problemas
2022-01-27
No meio de receitas e despesas, a tesouraria de uma start-up tem, no início, um equilíbrio...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Transformação digital das empresas: o estado da arte
2022-02-01
Se 2020 foi o ano em que todos fomos apanhados de surpresa pela pandemia, 2021 veio pôr fim a...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como medir o sucesso da sua loja online
2022-02-04
Lançou uma loja online e tudo segue aparentemente bem, mas precisa de perceber se o rumo do...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
5G : Desafios e oportunidades da 5ª Geração móvel
2022-02-07
5G, que palavra é esta tão utilizada nos dias de hoje? Tanto se fala, mas afinal, para que...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Estas são as 9 Tendências em Data Analytics para 2022
2022-02-10
As empresas que utilizam Data Analytics estão mais bem preparadas para tomar decisões...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
5 dicas para uma maior aceitação como gestor
2022-02-14
É uma arte ser uma boa ou um bom chefe: liderar pessoas, montar equipas, motivar e unir, atingir...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Kit 12 dicas de sobrevivência para pequenas empresas em 2021
2022-02-17
O sucesso da gestão empresarial é uma coisa delicada, influenciada por muitos fatores. Num ano...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Está a crescer para além do que a sua solução atual de gestão empresarial pode suportar?
2022-02-21
Neste artigo, dizemos-lhe como o moderno software ERP está a mudar as regras do jogo para as...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
10 sinais inequívocos de que o seu software de gestão está obsoleto
2022-02-24
O software de gestão e contabilidade é a chave para o bom funcionamento de qualquer negócio. É...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
11 erros sobre proteção de dados que a página web da sua empresa não deve cometer
2022-02-28
Descrevemos os erros sobre proteção de dados mais frequentes nas páginas web e explicamos como...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Um novo paradigma na relação entre o Contabilista e o Cliente alterou o modelo de colaboração
2022-03-03
“O cliente não valoriza o meu trabalho. O que posso fazer?” A desvalorização do trabalho dos...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
5 passos para promover a literacia de dados na empresa
2022-03-07
O trabalho dos especialistas em gestão de dados e das ferramentas analíticas é apenas metade do...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como ajudar os seus clientes a ver o valor do “business intelligence”
2022-03-10
Se é um contabilista consciente do valor fundamental dos dados de negócio, está a par do...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
3 Razões essenciais para aderir à Rede de Contabilistas Sage
2022-03-14
Os desafios de dirigir um Gabinete de contabilidade bem-sucedido envolve mais do que...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Em que consiste a estratégia B2X (e como podem as pequenas empresas tirar partido dela)?
2022-03-17
Passar para uma estratégia B2X é na realidade mais fácil para as pequenas empresas. Neste...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como passar menos tempo a tratar da papelada?
2022-03-21
Gerir um pequeno negócio pode ser um verdadeiro desafio pois obriga-o a fazer malabarismos para...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
6 erros graves que os Contabilistas podem estar a cometer e o que fazer para os evitar
2022-03-23
A realidade do mercado de serviços contabilísticos exige uma nova postura. O futuro não tem...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como saber se está pronto para passar de empregado a empreendedor
2022-03-24
Para passar de empregado a empreendedor é necessário estar preparado em vários aspetos. Aqui...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
As oportunidades geradas pelas tecnologias digitais e a reconversão de carreira
2022-03-28
A reconversão de carreiras parece estar na moda, principalmente na área das tecnologias. A...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Endomarketing ou como fortalecer o vínculo entre colaboradores e as organizações
2022-03-31
Os colaboradores são um dos ativos mais importantes de uma organização, senão mesmo o mais...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como escolher um contabilista para a sua pequena empresa
2022-04-04
Criar um negócio implica ter vários pratos no ar ao mesmo tempo, à medida que tentamos gerir...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Resiliência, uma prioridade empresarial no mundo pós-COVID-19
2022-04-07
A vida quotidiana das organizações empresariais caracteriza-se por mudanças contínuas,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Sanções à Rússia: que impactos para as empresas?
2022-05-19
Somam-se já quase três dolorosos meses desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Sete maneiras de otimizar a sua empresa
2022-05-19
Estar à frente do seu próprio negócio é, bem sabemos, um grande desafio. No entanto, com a...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O comércio online pós-pandemia
2022-05-19
Falamos todos os dias no chamado ‘pós-pandemia’ ainda que hoje saibamos já que, entre o nosso...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
As 12 qualidades de um empreendedor de sucesso
2022-05-19
Se combinar as qualidades de um empreendedor, o seu projeto estará mais próximo do sucesso....
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Prestação de contas: penalidades comerciais e penais por eventuais incumprimentos
2022-05-19
Em Portugal, temos tradição em existirem muitas leis e poucas consequências pelo seu...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O que é o trabalho assíncrono? Do trabalho híbrido ao assíncrono
2022-05-19
Neste artigo dizemos-lhe o que é o trabalho assíncrono e como tem vindo a tomar forma nas...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Gestão eficaz do tempo no trabalho. Como se mede?
2022-05-19
Uma boa gestão do tempo requer disciplina e determinação. Evite os “ladrões de tempo” e confie...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Os benefícios de medir a estratégia digital de uma empresa
2022-05-19
As ferramentas de análise digital são um investimento muito valioso para as empresas....
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Cliente de sucesso: “A flexibilidade do Sage X3 ajudou imenso a conseguir abranger o negócio numa única plataforma”
2022-05-19
A Beyra Douro Fresh, S.A. foi criada em junho de 2020 e nasce da vontade e empenho de um grupo...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Consultoria Financeira: Porquê? Para que serve?
2022-05-20
“Não consigo antecipar o nível de necessidades de tesouraria.” “Não sei quanto é que estou a...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Reformulação da aprendizagem em tempo real
2022-06-27
Como resultado da “inovação disruptiva” e dos “mercados em mudança”, o ritmo de aprendizagem...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Quatro tendências principais que os Diretores Financeiros focados no futuro precisam de observar
2022-06-27
Já lá vão os dias em que os Diretores Financeiros eram arqueólogos e se baseavam em dados...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como vai a saúde da economia portuguesa?
2022-06-27
A resposta é: vai bastante melhor do que seria de imaginar. Pese embora o contexto seja ainda de...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como transformar uma fatura no melhor cartão de visita da sua empresa (infografia)
2022-08-03
Uma fatura reflete em grande medida a imagem de uma empresa. Não é a mesma coisa apresentar uma...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Constituição e funcionamento de empresas: um quebra-cabeças de obrigações.
2022-08-03
Constituir uma sociedade comercial em Portugal é um processo relativamente simplificado[1], o...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como ultrapassar o medo de delegar quando se é empreendedor?
2022-08-03
Saber delegar é fundamental, especialmente se for um empreendedor que experiencia um elevado...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
A minha startup, o meu espaço de trabalho
2022-08-03
Se existe uma necessidade partilhada por todos os criadores de startups, é a de ter um espaço de...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como encontrar uma ideia inovadora para a sua startup
2022-08-08
Como tantas vezes se ouve dizer, lançar uma startup passa, na essência, por encontrar uma...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Falta de talento qualificado. Como é que as empresas podem beneficiar com o cenário atual?
2022-08-15
Durante 2020 e 2021, atendendo aos sucessivos confinamentos impostos pela pandemia, houve muitos...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Inflação: 7 ações para preservar a margem
2022-08-22
O regresso da inflação está a criar uma forte tensão nas margens das empresas. É por isso que as...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como tornar o e-commerce mais sustentável
2022-08-29
Os estudos mostram que cada vez mais consumidores esperam que as marcas onde compram se...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Tome nota dos principais indicadores financeiros para controlar a sua empresa.
2022-09-07
Os indicadores financeiros ou rácios, popularmente conhecidos no mundo financeiro como KPI (Key...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Conselhos para desenvolver a estratégia empresarial da sua empresa
2022-09-12
Os resultados de uma boa estratégia empresarial só são limitados pela sua capacidade de a criar....
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Porque é que a implementação de estratégia falha?
2022-09-14
Construir um plano estratégico que seja adequado na resposta às necessidades da empresa e que...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Economia circular e economia verde são a mesma coisa?
2022-09-20
As designações ‘economia circular’ e ‘economia verde’ entraram há muito no léxico do dia-a-dia e...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
PRR apoia Internacionalização via e-commerce
2022-09-22
É uma PME?  Está a dar os primeiros passos na exportação online ou quer alargar a sua atividade...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Liderança transacional: em que consiste e como implementá-la na sua empresa
2022-09-23
A liderança transacional visa incentivar os colaboradores, sendo uma forma de alcançar metas...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
5 dicas de saúde mental para contabilistas ocupados
2022-09-27
A saúde mental continua a ser um tema de grande atualidade. Sobretudo à luz do stress e...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como fazer um plano de viabilidade para o seu projeto de empreendedorismo em 10 passos
2022-10-06
Se tomou a decisão de ser empreendedor, a primeira coisa será dar-lhe os parabéns, pois agora...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como elaborar passo a passo o diagnóstico financeiro de uma empresa
2022-10-10
A importância de um bom diagnóstico financeiro poderá comparar-se ao diagnóstico precoce de uma...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como elaborar passo a passo o diagnóstico financeiro de uma empresa
2022-10-19
A importância de um bom diagnóstico financeiro poderá comparar-se ao diagnóstico precoce de uma...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Inflação – O que significa este termo que passou a estar nas conversas do dia a dia?
2022-10-21
Depois do choque que foi a pandemia, que marcou os últimos dois anos, esperávamos que a economia...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Empreendedorismo no setor da saúde em Portugal
2022-10-22
O envelhecimento da população, a frequência das doenças crónicas, a crescente multimorbilidade...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Estilos executivos: gestor de pessoas vs. líder de pessoas – uma oposição incompatível?
2022-10-24
A liderança parece ser hoje a salvação para muitos problemas ao nível dos executivos, enquanto...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Os novos perfis de consumidor: Como adaptar o negócio aos consumidores do futuro
2022-11-01
Conhecer os novos perfis de consumidor permite-nos agir antecipadamente, reduzir incertezas e...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Diversidade, Equidade, Inclusão: Menos conversa. Mais ação.
2022-11-03
Portugal é um país de diversidade. Temos diferentes culturas, raças e línguas que tornam a nossa...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
E se, de repente, em Janeiro de 2023 não pudesse faturar?
2022-11-07
2023 traz-nos mais um par de alterações ao nível das regras de faturação vigentes e obrigatórias...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
As 3 fases de uma reunião de vendas bem-sucedida
2022-11-09
Uma reunião de vendas é muitas vezes o culminar de um longo processo de aproximação para uma...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
4 dicas para a liderança indireta de pessoas – Por que motivo os gestores devem por vezes deixar as coisas fluir
2022-11-11
Ao abordar o tema da liderança, muitas pessoas talvez comecem por pensar em instrumentos como...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como criar um negócio de alojamento local
2022-11-14
Depois do ‘balde de água fria’ que foi a pandemia, o alojamento local voltou a ser uma atividade...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
5 Perguntas sobre Benefícios Fiscais que o vão ajudar a reduzir o IRC a pagar
2022-11-22
Será que está a par de todos os benefícios fiscais disponíveis para poupar no IRC?  Se o fecho...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Black Friday no pós-Pandemia
2022-11-24
A Black Friday atravessou há muito o Atlântico passando a ser um evento importante em Portugal,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Cibersegurança: um investimento essencial
2022-12-06
Ninguém contesta que a transformação digital abriu uma multiplicidade de novas oportunidades....
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Faturas – Descontos – Notas de crédito
2022-12-08
Quando um sujeito passivo emite uma fatura ao adquirente, a mesma, deve repercutir o valor total...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Inflação: Saiba onde se focar para combater o aumento de preços e manter-se competitivo
2022-12-13
Desde o início dos anos 90 do século passado que os níveis de inflação não eram tão elevados,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Objetivos de uma empresa: Definição, tipos e conselhos para os identificar.
2022-12-14
Quais são os objetivos de uma empresa? Como defini-los corretamente para serem úteis? Neste...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Orçamento de Estado 2023: quais as medidas com maior impacto para as PME?
2022-12-29
Foi aprovado no final de novembro, o Orçamento de Estado para 2023. Importa, por isso, olhar...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como o seu negócio pode combater a incerteza financeira
2023-01-05
No mundo interligado de hoje, há acontecimentos globais inesperados que trazem novos desafios a...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Tendências no e-commerce: o que esperar em 2023
2023-01-11
Depois de mais de dois anos de crescimento fulgurante, impulsionado pela pandemia,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Ficheiro de clientes: um investimento duradouro no futuro da start-up
2023-01-13
A boa gestão do ficheiro de clientes é um investimento duradouro no futuro da sua start-up....
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como manter o fluxo de caixa durante a crise energética
2023-01-14
A crise energética desenha um percurso desafiante para as pequenas empresas portuguesas. A par...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Tendências de marketing em 2023: informação é poder
2023-01-17
Hoje em dia, as tendências podem mudar ‘num piscar de olhos’. As empresas competem em contextos...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
IRC: sabe como reduzir o valor a pagar? 5 perguntas e respostas sobre benefícios fiscais para empresas
2023-01-20
Em 2021, o valor de Benefícios Fiscais atribuídos às empresas, em Portugal, ultrapassou os...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Previsões financeiras para 2023: como enfrentar um cenário económico agitado
2023-02-02
Conjuntura instável, matérias-primas voláteis, entradas de dinheiro incertas… as empresas...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Indicadores contabilísticos, ferramentas valiosas para a tomada de decisões
2023-02-08
Porque é que os indicadores contabilísticos são ferramentas fiáveis de apoio à...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Tendência Quiet Quitting: é tempo de falar clara e abertamente e de ouvir!
2023-02-14
O fenómeno comprovadamente não é novo, mas ganhou uma nova atualidade graças à sua propagação...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Atendimento proativo: o segredo para manter os clientes satisfeitos
2023-02-24
Uma reclamação que chega, um evento de crise inesperado, um problema com uma entrega ou uma...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
SIFIDE: Sabia que 82,5% do Investimento em I&D é Reembolsável?
2023-03-01
A aposta em Investigação e Desenvolvimento (I&D) é decisiva para que Portugal possa convergir...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Enquadramento em IRS das despesas com teletrabalho – Lei n.º 83/2021, DE 06/12
2023-03-08
O reembolso das “despesas adicionais” suportadas pelo trabalhador em regime de teletrabalho,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
H2H – Será que desapareceu o B2B e o B2C?
2023-03-23
Quando pensamos em como as empresas devem abordar os consumidores, é hoje muito claro para os...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
A importância de medir os processos para uma gestão eficiente
2023-04-04
Como é que a medição dos processos pode ajudar na gestão de uma PME? Neste artigo refletimos...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como definir a política da empresa e por que razão é importante para o seu negócio?
2023-04-11
As empresas precisam de ter uma política de empresa definida, entre outras coisas, para...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O admirável mundo da Inteligência Artificial: será mesmo assim?
2023-04-17
Tanto nos maravilha e fascina como nos assusta e deixa assoberbados. A Inteligência Artificial...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como anda o setor do retalho em Portugal?
2023-04-20
Há muito que o setor do retalho em Portugal não estava tão debaixo de fogo. A pressão faz-se...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Benefícios Fiscais e PT2030: combinação possível ou impossível?
2023-04-26
Os primeiros avisos do Portugal 2030 estão a chegar e, por isso, esta é a altura ideal para...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
O departamento comercial, um pilar fundamental para o sucesso empresarial
2023-05-01
O departamento comercial é uma área fundamental na transformação digital da empresa. Saiba mais...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Quanto tempo devemos dedicar à estratégia da empresa?
2023-05-04
É razoavelmente consensual para cada um de nós que ter uma estratégia é fundamental. Seja nas...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Nova lei das startups aumenta atratividade da economia portuguesa
2023-05-10
As startups terão em breve um regime fiscal em Portugal que pretende trazer condições mais...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Porque é que uma boa noite de sono é fundamental para um bom desempenho no trabalho?
2023-05-18
De acordo com um estudo publicado pela revista Science Direct, as pessoas com perturbações do...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Prevenção de ciberataques: o estado da arte
2023-05-24
O disparar da digitalização a nível global tem trazido inegáveis benefícios para particulares,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Já fez o seu plano de carreira?
2023-05-29
Quer estejamos ainda a terminar o ensino secundário, já a iniciar uma carreira ou numa fase mais...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Transformação digital das PME: o que mudou depois da pandemia?
2023-05-30
Começou por ser um imperativo, por força da pandemia que obrigou tantos retalhistas e empresas a...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
A tecnologia como aliada na sustentabilidade das empresas
2023-05-31
A sustentabilidade está hoje entre os principais desafios das empresas. Igualmente importante...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Erros comuns nas cartas comerciais e como evitá-los
2023-06-01
Analisamos os erros mais comuns na redação de cartas comerciais, as suas repercussões e...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Inovação: Como promover a criatividade e a inovação para fazer a sua empresa subir de nível
2023-06-02
Descubra os pontos-chave para promover a inovação na sua empresa e ter uma equipa criativa que o...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Trabalhar com amigos: como evitar problemas
2023-06-09
Começar um negócio com um amigo – ou um cônjuge – pode ser uma excelente ideia. Há confiança,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Taxa Marginal – um novo conceito na hora de fazer a Retenção na Fonte
2023-06-12
O Despacho n.º 14043-B/2022, ajustado pelo Despacho n.º 4930/2023, agora publicado pelo Governo,...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Os 6 parâmetros que a sua empresa de serviços deve monitorizar
2023-06-15
A duração do ciclo de faturação e a perda de receitas são dois parâmetros que a sua empresa...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Automatização de pagamentos: muitas vantagens para as empresas
2023-06-19
Muitos são os desafios que as empresas enfrentam na gestão de pagamentos a receber e a pagar....
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Gerir pagamentos de forma integrada tem benefícios para clientes e empresas
2023-06-28
Nos últimos anos verificou-se uma mudança nos comportamentos dos consumidores, muito...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Dez elementos fundamentais infalíveis para aumentar a produtividade do trabalho da sua equipa
2023-06-30
Neste artigo vai aprender várias técnicas para aumentar a produtividade do trabalho na sua...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Pontos chave na escolha dos meios de pagamentos online e integrados
2023-07-03
Os meios de pagamentos são as diferentes formas que os clientes, de uma empresa, têm ao seu...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Pode o ChatGPT impulsionar as vendas da sua empresa?
2023-07-13
É uma inovadora ferramenta de inteligência artificial que tem pouco mais de meio ano de vida e...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Work-Life Balance: Práticas organizacionais para encontrar o equilibrio entre o trabalho e a vida pessoal
2023-07-20
A vida moderna traz um ritmo muito acelerado, colocando em causa o equilibrio entre o trabalho e...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
As suas passwords cumprem os requisitos de segurança?
2023-08-02
Basta acompanhar as notícias que vão saindo para percebermos que o cibercrime está a subir a...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Como divulgar a minha empresa, o meu negócio e atrair clientes
2023-09-06
Tomar a decisão de dar início a um novo projeto e começar um negócio é um ato de coragem. Ter um...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Criptoativos, incluindo as criptomoedas: considerações contabilísticas e fiscais
2023-10-17
Um assunto contabilístico cada vez mais emergente é o tratamento dos criptoativos, incluindo-se...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Orçamento do Estado para 2024: as novidades para as empresas
2023-11-15
Apresentado recentemente, o Orçamento do Estado (OE) para 2024 traz algumas novidades para as...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Descubra as Perguntas Certas para Impulsionar Suas Vendas
2023-12-15
Desvendar as questões que afastam os clientes da compra é essencial para evitar obstáculos e...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Previsões para os Negócios em 2024: O Desafio da Adaptação na Era Digital
2024-01-02
Numa era em que as novas tecnologias, especialmente a inteligência artificial, moldarão o ano...
Ler mais
História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa
Indústria em transformação: desafios e oportunidades para Portugal
2024-02-19
Na escola, ensinam-nos que a predominância do setor terciário (comércio e serviços) nas...
Ler mais